João Doria comemora decisão da Anvisa e vacinação contra a Covid-19 pode começar imediatamente

Na tarde deste domingo, a Agência deu o aval para que comece a vacinação; e São Paulo pode sair na frente.

PUBLICIDADE

João Doria acompanhou a reunião da Anvisa, no Centro de Convenções Rebouças, do Hospital das Clínicas em São Paulo e comemorou quando a Agência decidiu pela liberação das vacinas Coronavac e AstraZeneca para todo território nacional.

PUBLICIDADE

A grande expectativa agora é que São Paulo comece a vacinação ainda neste domingo (17), sendo que já tem até um ato simbólico marcado para as próximas horas. Esses dois imunizantes autorizados pela Anvisa já são produzidos no Brasil, pela FioCruz e também o Butantan, mas as pessoas do grupo de risco deverão ser as primeiras a receberem a vacina.

Primeira vacinada no Brasil

O governador de São Paulo acompanhou o voto do diretor Ronison Motta e, no final, vibrou com o imunizante finalmente sendo liberado. Agora haverá uma entrevista coletiva para que Doria possa dar os detalhes da estratégia de seu governo para começar a campanha de vacinação.

Doria já informou em suas redes sociais que avisou ao Butantan que as vacinas deverão ser entregues ao Ministério da Saúde para que a distribuição possa ser feita em São Paulo, Distrito Federal e demais estados do Brasil. Em sua mensagem na web, o governador fez questão de ressaltar: “O Brasil tem pressa para salvar vidas”.

PUBLICIDADE

“Guiada pela ciência e pelos dados, a equipe concluiu que os benefícios conhecidos e potenciais dessas vacinas superam seus riscos. Os servidores vêm trabalhando com dedicação integral e senso de urgência”, disse a relatora Meiruze Freitas, posicionando a favor da liberação das duas vacinas em questão.

Ainda não há previsão de quando o imunizante será disponibilizado para a população brasileira de modo geral.