Governo do Amazonas sugere que sejam abertas valas para enterrar os corpos; motivo ainda é a falta de oxigênio

Não há previsão de quando os cilindros de oxigênio chegarão a todos os hospitais do estado.

PUBLICIDADE

A situação no Amazonas continua caótica e além de Manaus, várias cidades do interior enfrentam problemas com a falta de oxigênio, só que ainda não há uma previsão de quando tudo isso será resolvido.

PUBLICIDADE

Inclusive o governo estadual já orientou a prefeitura de uma cidade para que comece a abrir valas para enterrar os muitos corpos, já que por lá não há uma data definida para a chegada dos cilindros de oxigênio.

O Ministério Público Estadual já entrou com uma ação civil pública e quer obrigar o governo do Amazonas a entregar oxigênio para o hospital na cidade de Itacoatira o mais rápido possível. O município fica a 270 quilômetros de Manaus e não tem oxigênio suficiente para manter seus pacientes vivos por muito tempo.

A Justiça acatou a solicitação feita pelo MPE e determinou que o estado do Amazonas seja multado em R$ 20 mil por hora de descumprimento, se não entregar os cilindros de oxigênio ao município em até 12 horas.

O Ministério Público alegou que o secretário de Interior da Secretaria de Estado de Saúde ofereceu câmeras frigoríficas à prefeitura, já prevendo um grande número de óbitos, além de orientar para que fossem abertas valas no cemitério da cidade.

PUBLICIDADE

A CNN Brasil chegou a questionar o governo do Amazonas, mas ainda não obteve uma resposta informando se os cilindros de oxigênio serão enviados para o interior do estado. O Amazonas tem apenas 11 cidades com hospitais, as demais contam somente com postos de saúde.

Enquanto isso as famílias ficam desesperadas, pois não sabem se os pacientes continuarão podendo contar com o fornecimento de oxigênio, já que o estoque está perto do fim.