Procurador-geral pede que Prefeitura de Manaus e governador do Estado sejam investigados

Governador do estado do Amazonas e Prefeitura da capital podem ser investigados.

PUBLICIDADE

A escassez de cilindros de oxigênio em Manaus ganhou um novo capítulo neste último sábado (16). Augusto Aras, procurador-geral da República entrou com o pedido de uma abertura de inquérito no Superior Tribunal de Justiça.

PUBLICIDADE

No ato é pedido para fazer a apuração se o governador do estado do Amazonas, Wilson Lima (PSC), e a prefeitura de Manaus, capital do estado, foram omissos na adoção de medidas para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, principalmente no quesito fornecimento de cilindros de oxigênio.

O estado do norte do país passa por uma crise sanitária que não tem nenhum precedente, pacientes estão perdendo a vida asfixiados e as famílias estão buscando desesperadamente tanques de oxigênio para salvar seus familiares.

O procurador-geral da República ainda fez as solicitações de informações do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, a respeito do cumprimento das medidas que são de competências dessa pasta.

Até o momento, nem o governo do Amazonas e nem a prefeitura da capital, fizeram qualquer menção sobre essa ação de Augusto Aras até o final da publicação da reportagem que foi feita em primeira mão pela CNN Brasil.

PUBLICIDADE

Situação em Manaus

A capital de Amazonas está passando por um verdadeiro colapso na saúde pública por conta da falta de oxigênio. Devido ao aumento de pacientes acometidos com a Covid-19, todo o estoque de cilindros de oxigênio foi utilizado e as empresas não estavam dando conta de produzir o insumo. Diversas ações solidárias, inclusive entre famosos, foram necessárias para amenizar esse caos.