Governo da China se sensibiliza com situação do Amazonas e quer doar dinheiro para combater a Covid-19

Governo da China e parlamentares se reuniram nesta sexta (15) para discutir detalhes da doação.

PUBLICIDADE

O governo chinês está se mobilizando para dar dinheiro ao governo do Amazonas. A ideia é ajudar na luta contra a pandemia da Covid-19, que tem causado um colapso na saúde do estado, principalmente na capital, Manaus.

PUBLICIDADE

Em entrevista à CNN, o embaixador do governo chinês no Brasil, o ministro-conselheiro Qu Yuhui, afirmou que o valor está sendo estudado, mas que a doação deverá ser realizada na próxima semana. Segundo o embaixador, a opção financeira foi a melhor ideia que eles tiveram.

Empresas da China também quer contribuir

Apesar de terem tido outras opções, eles consideram doar uma quantia mais viável, por se tratar de uma situação que requer recursos. Além disso, o oxigênio, um dos maiores problemas para o estado no momento, que vem sofrendo com a falta dele, não seria viável.

O embaixador diz ser longe demais para fazer qualquer tipo de transporte de oxigênio. Segundo apurado pela CNN, empresas chinesas também estão interessadas em ajudar o estado do Amazonas nesse momento difícil que eles estão atravessando.

Parlamentares e embaixadores da China se reuniram para discutir doação

Nesse caso, como não poderá ser feita uma doação direta aos governos, a ideia é fazer uma transferência para a Federação das Indústrias do Estado. A ajuda do governo e de empresas da China foi definida nesta sexta-feira, 15 de janeiro.

PUBLICIDADE

A reunião contou com vários representantes da embaixada e parlamentares do Amazonas, como o deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM). Inclusive, Ramos também conversou com a CNN e afirmou que nesta segunda-feira (18) se reunirá mais uma vez para discutir os últimos detalhes da doação.