Corpos de vítimas da Covid-19 são trocados em meio ao caos em Manaus; situação é desesperadora

A confusão só foi descoberta porque um funcionário foi conferir as câmeras de segurança e viu o que aconteceu.

PUBLICIDADE

Nesta última sexta-feira (15), duas vítimas da Covid-19 que faleceram em uma UPA acabaram tendo os corpos trocados no momento em que foram liberados. Os familiares disseram que o parente de um dos falecidos acabou reconhecendo o morto errado e a liberação foi autorizada.

PUBLICIDADE

Manaus enfrenta hoje um dos maiores colapsos em seu sistema de saúde, até oxigênio já está faltando nos hospitais e dezenas de pacientes estão sendo transferidos para outros estados.  

Michele Oliveira, filha de uma das vítimas, contou que a mãe foi internada na UPA no último dia 12, após testar positivo para a Covid-19. Poucos dias depois a idosa teve uma piora, então precisou ser transferida para uma UTI.  

Preocupada com os médicos e enfermeiros correndo de um lado para o outro, Michele descobriu que faltava oxigênio e muitos pacientes acabaram sendo prejudicados. A mãe de Michele faleceu, assim como outros que estavam internados. 

Quando foi resolver todos os detalhes para o funeral e enterro da mãe, o corpo da idosa acabou não sendo mais encontrado. Um funcionário foi checar as imagens da câmera de segurança para ver o que poderia ter acontecido, então descobriram que o genro de outra vítima da Covid-19 reconheceu o corpo da idosa por engano. 

PUBLICIDADE

O genro, talvez no nervoso, identificou o corpo como se fosse o deles. Logo após, o pessoal da funerária que levou foi comigo e pediram desculpa pelo transtorno“, explicou Michele, que lamentou a morte da mãe e de tantas outras pessoas, pois muitos óbitos poderiam ter sido evitados se não tivesse faltado oxigênio.