Mandetta não tem papas na língua ao dizer que Bolsonaro foi avisado sobre Manaus

Ex-ministro da Saúde ainda citou um colapso de oxigênio que foi observado na Itália.

PUBLICIDADE

Luiz Henrique Mandetta, ex-ministro da Saúde, fez críticas ao governo federal por conta da caótica situação que vive o sistema de saúde no estado do Amazonas. A capital Manaus está em um verdadeiro colapso na saúde pública por conta da falta de cilindros de oxigênio nos hospitais, tanto que precisou ser socorrida às pressas por outros estados do país para que novas mortes fossem evitadas.

PUBLICIDADE

No início da entrevista que foi concedida para a Globo News, Mandetta disse que é muito triste precisar abordar esse tema e que ele foi falado com o presidente da República sobre essa questão do insumo. Ele chegou a citar o que aconteceu na Itália, quando eles estavam enfrentando um colapso parcial de oxigênio na cidade de Bergamo.

Na cidade italiana as pessoas pararam de ir para o hospital e começaram a perder a vida em suas casas. O ex-ministro relembra ainda que no país europeu eles precisaram usar o exército para recolher corpos e que explicou essa situação para Bolsonaro. Ele disse que a falta dos cilindros de oxigênio foi o que provocou o aumento nas mortes.

Mandetta diz também que ele entrou em contato com a maior fornecedora de oxigênio para fazer o redirecionamento em toda rede nacional, citando ainda que o “oxigênio não acaba da noite para o dia”.

O ex-ministro conta ainda que o governo federal não fez o monitoramento necessário das demandas de cada estado e por conta disso não fez o planejamento do repasse de equipamentos necessários para cada estado do país.

PUBLICIDADE

“Você tem um consumo médio e ele vai aumentando, fazendo uma curva, que em administração e logística se chama curva ABC. Eu tenho tanto de estoque, eu consumo tanto e consigo repor tanto. Com isso, você administra a crise”, finalizou ele durante a entrevista concedida ao canal fechado.