Manaus bate triste recorde de enterros em apenas 24 horas e situação pode piorar: ‘Parece uma guerra’

Muitos empresários acreditam que Manaus enfrenta a 2ª onda de Covid-19 e a situação é alarmante.

PUBLICIDADE

Só nesta última sexta-feira (15), foram registrados 213 enterros em Manaus, o maior desde o início da pandemia e especialistas alertam que se algo não for feito a situação tende a piorar, inclusive no último dia o Brasil ficou alarmado com as mortes em decorrência da falta de cilindros de oxigênio nas unidades de saúde.

PUBLICIDADE

No dia 10 desse mês foram 144 enterros, no dia 12 foram 166, no dia 14 chegaram a ser registrados 186 sepultamentos e ontem foram 213. O número de mortos em decorrência da Covid-19 continua aumentando e a população está desesperada.  

Esse alto número de enterros encontra explicação no colapso em que ocorre no sistema de saúde na capital amazonense, pois os hospitais estão lotados, sem oxigênio e dependendo da ajuda de outros estados e até outros países. 

Os empresários veem a situação de Manaus com grande preocupação e acreditam que esta 2ª onda da pandemia deixará marcas ainda piores. Muitos já fecharam suas empresas e outros não sabem quanto tempo conseguirão manter-se no mercado.

Estamos em uma situação que parece uma guerra. Estamos tentando nos comprometer com os salários, mas não sei até quando. É uma conta que já sabíamos que não fechava“, revelou uma empresária ao portal IG.

PUBLICIDADE

Especialistas acreditam que primeiramente é preciso fornecer cilindros de oxigênio a Manaus, mas este é só um dos muitos problemas que os hospitais da cidade estão enfrentando.

E depois do caos, quando a situação da saúde finalmente for controlada, será preciso iniciar um trabalho para recuperar a economia da cidade e tentar gerar novos empregos o mais rápido possível.