Efeitos colaterais da Ivermectina: os sintomas que você precisa conhecer

Conheça os principais sinais e sintomas que podem surgir como efeito adverso após uma pessoa tomar o medicamento Ivermectina.

PUBLICIDADE

A Ivermectina é um medicamento que pode ser usado tanto em adultos como em crianças maiores de 5 anos, mas, assim como qualquer outro remédio possui alguns efeitos colaterais que podem surgir com seu uso.

PUBLICIDADE

A maioria das reações adversas são bem leves. Os efeitos colaterais muito comuns após se tomar Ivermectina são: diarreia, enjoo, falta de apetite, desanimo leve ou moderado, dor abdominal, vômito e constipação. No geral esses sintomas aparecem poucas horas depois da ingestão do comprimido e passam rápido.

A seguir, um vídeo animado com as principais informações sobre a Ivermectina

Alguns efeitos colaterais mais incomuns da Ivermectina podem ser reação alérgica leve na face com pequeno inchaço e urticária ou coceira, tonturas, baixa de pressão ao se levantar, sono, tremores e taquicardia leve. Nesses casos a pessoa deve ser observada, e se os sintomas demorarem a passar um médico deverá ser consultado.

Os efeitos colaterais falados acima se referem a pessoas que fora a doença que está sendo tratada com a Ivermectina, são previamente saudáveis. Pessoas portadoras de doenças crônicas como cardiopatias e diabetes, e também as crianças, merecem atenção especial quanto ao surgimento de efeitos colaterais.

PUBLICIDADE

Uma observação importante deve ser feita para pessoas que possuem oncocercose e que irão tomar Ivermectina. Nesse caso essas pessoas podem desenvolver uma reação adversa chamada de “Mazzotti”, que é uma reação alérgica com dores nas articulações e possíveis complicações oftálmicas decorrentes da doença com o uso do remédio. Nesses casos o acompanhamento médico é obrigatório.