Choro, correria e oração: chegada de cilindros de oxigênio em hospital de Manaus emociona

Vídeo mostra correria com a chegada de cilindros a um hospital da capital do Amazonas.

PUBLICIDADE

A situação dos hospitais de Manaus é caótica. Desde ontem (14), todo o país ficou atônico ao ver o que estava acontecendo em hospitais da capital do Amazonas. Pacientes ficaram sem oxigênio e alguns perderam a vida devido à falta do insumo básico para a sobrevivência.

PUBLICIDADE

Muito se tem falado sobre a situação de Manaus. A segunda onda da pandemia de Covid-19 chegou forte à cidade onde milhares de pessoas já morreram em decorrência da doença causada pelo coronavírus. Em todo o Brasil, são mais de 200 mil óbitos.

O país é o segundo com o maior número de mortes em todo o mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. O mundo atingiu a marca de dois milhões de óbitos em decorrência da Covid-19 nesta sexta-feira (15), de acordo com dados da Universidade John Hopkins.

O vereador Fernando Holiday, de São Paulo, postou vídeo que mostra a emoção das pessoas com a chegada de cilindros de oxigênio a um hospital de Manaus. As imagens são emocionantes. As pessoas comemoram a chegada do insumo.

PUBLICIDADE

Homens ajudam a carregar os cilindros de oxigênio. A correria é grande no hospital. “Chegou o oxigênio”, diz uma pessoa, com a voz embargada. É possível ouvir uma mulher falando “eu oro, eu oro meu filho” enquanto os homens levam os cilindros para dentro da unidade.

Sem o oxigênio, pacientes que dependem da ventilação mecânica morrem. A única alternativa a isso seria a ventilação manual, com um equipamento chamado de ambu por médicos e enfermeiros. Além do envio de cilindros para Manaus, pacientes estão sendo transferidos para outras cidades.