Mais um hospital de Manaus deve ficar sem oxigênio nas próximas horas

Hospital Getúlio Vargas, da Universidade Federal, deve ficar sem oxigênio a partir das 14h.

PUBLICIDADE

A situação do atendimento de saúde na cidade de Manaus, capital do Amazonas, é terrível. Em muitos hospitais, faltam cilindros de oxigênio. Pacientes perderam a vida pela falta do insumo primordial à vida humana. As pessoas que estão internadas em estado grave recebem oxigênio por meio de ventilação mecânica.

PUBLICIDADE

Sem os cilindros de oxigênio, a situação é terrível na cidade amazonense. O colapso do sistema de saúde por lá repercute em todo o Brasil e as imagens causam comoção. Nesta sexta-feira (15), uma nova informatção sobre a cidade foi dada ao vivo na tela da CNN Brasil.

“Repórter da CNN Brasil Karla Chaves em Manaus: ‘uma fonte do Hospital Getúlio Vargas me disse que só tem oxigênio até as 14h'”, escreveu o jornalista Márcio Gomes, apresentador do CNN Prime Time, em seu Twitter. A informação é muito triste e está repercutindo.

Sem oxigênio nos hospitais, pacientes que necessitam de ventilação mecânica correm grande risco de morrer se nada for feito. A alternativa a isso seria a chamada ventilação manual, em que um médico, enfermeiro ou auxiliar tem que manusear o equipamento chamado de ambu.

PUBLICIDADE

https://twitter.com/DefesaGovBr/status/1349529397112528898

A Força Aérea Brasileira (FAB) transportou cilindros de oxigênio para a capital do Amazonas, na manhã de hoje. O Ministério da Saúde publicou informações sobre isso nas redes sociais. Manaus vive colapso no sistema de saúde, pior do que aconteceu entre abril e maio do ano passado, nos primeiros meses da pandemia de Covid-19. Atualmente, mais de 205 mil brasileiros perderam a vida em decorrência da doença.