O que acontece com o paciente, vítima da Covid-19, que fica sem oxigênio, como ocorreu em Manaus

Ter oxigênio disponível é fundamental para que todos os hospitais possam socorrer as vítimas da pandemia.

PUBLICIDADE

Para atender pacientes com insuficiência respiratória, o hospital precisa contar com ventiladores pulmonares, um item que ficou ainda mais procurado, devido à pandemia causada pelo coronavírus, pois a doença deixa muitas pessoas com dificuldades para respirar.

PUBLICIDADE

A oxigenoterapia serve para ajudar o paciente nesse processo, pois, como ele tem dificuldade para levar o oxigênio até o sangue, o médico recorre a essa técnica para que o organismo continue funcionando normalmente – ou o mais próximo disso.

O respirador mecânico, também chamado de ventilador pulmonar, tem a função de fazer o trabalho da ventilação, administrando a entrada e saída dos gases do pulmão do paciente, que está com insuficiência respiratória. O aparelho regula a quantidade de ar que deve entrar e também sair do pulmão, mantendo o paciente vivo.

Quando a pessoa está em estado grave e precisa ser intubado, ele perde a consciência e não consegue mais respirar sozinho, por isso é preciso acionar o ventilador pulmonar urgentemente. Os profissionais consideram o peso da pessoa, altura, entre outros dados para fazer as adequações necessárias.

Uma vez configurado, o aparelho faz a mistura de ar e oxigênio na medida certa e vai enviando para os pulmões do paciente. O oxigênio assim é levado até a corrente sanguínea e a pessoa é mantida viva enquanto o vírus é combatido.

PUBLICIDADE

Caso a pessoa infectada em estado grave pela Covid-19 não tiver o ventilador pulmonar, então ela ficará cada vez mais cansada, sem conseguir respirar corretamente, até que ocorra a falência dos órgãos e até a morte.