Nova greve dos caminhoneiros é anunciada e já tem data para acontecer

Os caminhoneiros pretendem iniciar uma greve histórica para reinvindicação de direitos.

PUBLICIDADE

O ano de 2021 começa com uma nova ameaça de paralisação dos caminhoneiros. Em 2018, aconteceu uma grande greve de caminhoneiros que teve consequências catastróficas para o Brasil. A população ficou desabastecida de medicamentos, combustíveis, alimentos e tudo isso gerou um grande colapso na economia e alteração brusca na oferta e demanda.

PUBLICIDADE

Nova greve tem data para começar

Na época da última grave, os caminhoneiros reinvindicavam a diminuição no preço dos combustíveis que havia aumentado mais de 12 vezes naquele ano, também haviam outras demandas que em 2018 foram atendidas para que os caminhões voltassem a circular pelos territórios. Mas, parece que muitas dessas medidas aceitas na época não saíram do papel.

O Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas Informou que uma greve está sendo discutida desde dezembro de 2020 e já tem data para começar. As informações apontam o dia 1° de fevereiro como o marco inicial da nova greve que pode ter proporções gigantescas para a economia.

Caminhoneiros prometem greve histórica

A reinvindicação dos caminhoneiros é a respeito do descaso que o Governo está tendo acerca das reivindicações dos caminhoneiros autônomos. Isso porque, muitas medidas que foram acordadas ainda em 2018 não se concretizaram, prejudicando essa classe operária. Atualmente, existem cerca de um milhão de caminhoneiros autônomos registrados na Agência Nacional de Transporte Terrestre.

Eles reivindicam o cumprimento da lei estabelecida em 2018 que visa padronizar um piso nacional para o pagamento de frete, segundo os caminhoneiros, o preço do frete está extremamente baixo e teve reajuste negativo em julho de 2020. Eles também pedem a inserção de aposentadoria especial para caminhoneiros e diminuição no valor do diesel.

PUBLICIDADE