Bolsonaro vai ser o 1º brasileiro a se vacinar contra a Covid-19? Bastidores se agitam

Quem vai ser o primeiro brasileiro a se vacinar contra a Covid-19 no país?

PUBLICIDADE

O ministro da Saúde Eduardo Pazuello informou, nesta quinta-feira (14), que a vacinação contra a Covid-19 no Brasil terá início no dia 20 de janeiro, cinco dias antes do que o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), havia prometido começar a vacinação no estado.

PUBLICIDADE

A Covid-19 já matou mais de 200 mil pessoas em todo o Brasil. O país é o segundo em número de óbitos no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Desde o começo da pandemia, em março, os bastidores da política brasileira estão agitados e colocam Doria e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em lados opostos.

Doria tem trabalhado para que a CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, seja a vacina utilizada. O governo federal, liderado por Bolsonaro, tem duas posições: a do próprio presidente e a do Ministério da Saúde.

Bolsonaro já afirmou que a vacina não será obrigatória, ao contrário do que queria Doria. Bolsonaro também colocou o seu cartão de vacinação em sigilo. Com isso, ninguém saberá se o presidente tomou ou não a vacina contra a Covid-19.

Aí entra um ponto importante: quem será o primeiro vacinado no Brasil? Jair Bolsonaro vai querer tomar a vacina e posar como o primeiro brasileiro a receber o imunizante? Ou ele vai deixar que Doria o faça? Esta imagem pode ser importante na campanha eleitoral de 2022.

PUBLICIDADE

No momento, a vacina do Butantan e da parceria entre Universidade de Oxford e Fiocruz estão aguardando autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial do imunizante. De acordo com pesquisa, 73% dos brasileiros querem se vacinar.