URGENTE: Ministro Pazuello anuncia que vacinação começará em 20/01

A confirmação do Ministro aconteceu via reunião virtual com os prefeitos; vacinação será em todo o país.

PUBLICIDADE

Os prefeitos que participaram de uma reunião virtual com o ministro da saúde Eduardo Pazuello disseram que a vacinação contra a Covid-19 começará em todo o país já na próxima quarta-feira, dia 20 de janeiro.

PUBLICIDADE

Segundo publicação dos prefeitos em redes sociais e entrevistas aos órgãos de imprensa, chegam na próxima segunda-feira 2 milhões de doses da Astrazeneca para os estados, além disso, outras 6 milhões da Coronavac. É aguardada a liberação por parte da Anvisa no próximo domingo para que a distribuição comece na terça e as vacinas na quarta-feira.

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, do DEM, publicou em rede social que serão 8 milhões de doses somente no mês de janeiro. Prefeituras de Cuiabá, Maringá e Campinas também confirmaram a data passada por Pazuello.

O ministro da Saúde recebeu mais de 130 prefeitos na reunião virtual.

Doses das vacinas contra a Covid-19

De acordo com a Frente Nacional dos Prefeitos, as doses esperadas são: 8 milhões no mês de janeiro, 30 milhões em fevereiro e 80 milhões de doses em abril. O ex-prefeito de Campinas, Jonas Donizete, que preside a Frente Nacional, afirma que a maioria das cidades já tem a quantidade necessária de equipamento para a vacinação, seriam agulhas e seringas.

PUBLICIDADE

Atualmente, o Brasil vive uma profunda crise de Covid-19. A cidade de Manaus, inclusive, chegou a ficar sem oxigênio para auxiliar na respiração dos pacientes internados com a doença.

O drama que vive a saúde pública nacional é mostrado pelo dígito assustador da pandemia: mais de 200 mil mortos em menos de um ano.