in

Segundo pedido de impeachment contra Trump pode postergar ações do Governo Biden

Republicanos podem usar o pedido para atrasar pauta do presidente eleito.

Jovem Pan
Publicidade

Um novo pedido de impeachment contra o presidente americano Donald Trump foi protocolado hoje na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, com a acusação de incitação à violência na invasão do Capitólio por apoiadores do presidente, na semana passada.

Caso passe pela Câmara, o pedido deverá ser aprovado por dois terços do Senado. Essa é a segunda tentativa da oposição democrata de depor o presidente republicano derrotado nas eleições de 2020.

Trump é o primeiro presidente da história americana a passar por mais de um processo de impeachment.

Publicidade
Publicidade

Para Denilde Holzhacker, professora de Relações Internacionais da ESPM SP, o Senado pode decidir não julgar o pedido até a posse do presidente eleito Joe Biden, em 20 de janeiro, o que traria consequências para o início do governo democrata. “Essa possível postergação pode ter várias implicações para o início do governo Biden. Primeiro, o Senado pode usar o pedido para não avançar nas sabatinas necessárias para a formação do novo gabinete. Em segundo lugar, os republicanos podem evidenciar ao eleitorado a diferença entre o discurso e a prática democrata. Biden foi eleito prometendo unir o país, enquanto seu partido busca o segundo impeachment do opositor”, afirma. 

De acordo com Denilde, o objetivo do novo pedido de impeachment – tão próximo da posse de Biden – é dar uma resposta dura a Trump em suas investidas contra o sistema democrático americano.

“A aprovação na Câmara dos Deputados seria importante para sinalizar a força das instituições frente a tentativas de desestabilização. Caso os republicanos no Senado aceitem seguir com o julgamento rapidamente, reforçarão o discurso do Biden de união suprapartidária para a defesa da democracia”, afirma.

Publicidade
Anna Müller

Escrito por Anna Müller

Bastante ativa nas redes sociais, escrevo conteúdo sobre os mais diversos assuntos para a plataforma i7 Network.