in

Caso Bianca: vazam supostas fotos do corpo da jovem; compartilhar é crime

Além de desrespeito à família da vítima, compartilhar foto de cadáver pode render detenção de até três anos.

Redes sociais Bianca Lourenço
Publicidade

Fotos do corpo de Bianca Lourenço, jovem de 24 anos encontrada morta no Rio de Janeiro, estão circulando pelas redes sociais. Bianca desapareceu no dia 3 de janeiro, após ir a um churrasco com amigos. De acordo com a Polícia Civil, ela foi retirada do local pelo ex-namorado, Dalton Vieira Santana.

Dalton seria chefe do tráfico na favela Kelsons, no Complexo da Penha, zona norte do Rio. Ao retirar Bianca do churrasco, o homem a teria levado para a favela. Bianca não foi mais vista. A família clamava por ajuda para que o corpo dela fosse encontrado.

Os familiares tinham a certeza de que Bianca estava morta. O pai da jovem chegou à ir à favela para conversar com Dalton. O suspeito de chefiar o tráfico no local disse apenas que tinha colocado Bianca em um carro e a mandado embora do local. 

Publicidade
Publicidade

Desde a noite de ontem, muitos internautas têm comentado sobre a morte de Bianca no Twitter. Alguns comentaram que viram fotos do corpo da jovem. O corpo foi encontrado mutilado e boiando na praia Ilha do Fundão. Outros internautas pediam às pessoas que não compartilhassem as imagens.

Compartilhar fotos de cadáver é crime

Compartilhar imagens de pessoas mortas no Twitter ou em qualquer outra rede social, incluindo o Whatsapp, é crime. O artigo 212 do Código Penal Brasil fala sobre o vilipêndio a cadáver. “Art. 212 – Vilipendiar cadáver ou suas cinzas: Pena – detenção, de um a três anos, e multa”, diz a lei.

Portanto, se você receber essa imagem, o melhor a fazer é ignorar. Além de ser muito forte, podendo ocasionar problemas para pessoas mais sensíveis a esse tipo de conteúdo, levá-la adiante é enquadrado como crime. Além, é claro, do desrespeito ao morto e à família da vítima. 

Publicidade
Diogo Marcondes

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!