Auxílio Emergencial não acabou: saques do benefício são retomados hoje (13); qual grupo recebe?

Benefício tem calendário de saques e transferência ocorrendo em janeiro, indo até o dia 27.

PUBLICIDADE

Enquanto o Auxílio Emergencial vive um cenário de indefinição quanto a uma possível prorrogação em 2021, a Caixa Econômica Federal retoma nesta quarta-feira (13) a liberação de saques e transferências de cotas do programa.

PUBLICIDADE

Ao longo do dia de hoje, cerca de 3,4 milhões de beneficiários nascidos em junho estarão aptos a realizar movimentação do montante disponível em suas respectivas contas, seja sacando em espécie o valor, ou transferindo o mesmo para contas de outros bancos.

As cifras foram creditadas no ano passado nos ciclos 5 e 6 de pagamentos. A parcela deste grupo havia sido depositava na conta poupança digital no aplicativo Caixa Tem no dia 30 de novembro para os beneficiários do ciclo 5 e no dia 18 de dezembro para integrantes do ciclo 6. Inicialmente, o montante ficou à disposição do beneficiário no aplicativo podendo ser utilizado para pagar contas e realizar compras em estabelecimentos parceiros, como por exemplo supermercados. 

O cronograma de saques e transferências irá até o dia 27 de janeiro, quando brasileiros nascidos em dezembro serão contemplados. Ainda restam mais seis datas disponíveis. A liberação está ocorrendo às segundas, quartas e sextas.

PUBLICIDADE

A prorrogação

O assunto de uma possível extensão do benefício em 2021 segue em alta no cenário nacional. Apesar do governo se mostrar praticamente irredutível e já ter sinalizado várias vezes que não tem a pretensão de continuar com o programa, principalmente pelos elevados gastos, alguns parlamentares estão se movimentando, com a apresentação de projetos.

Até o momento, várias propostas foram apresentadas por deputados e senadores. Contudo, o Congresso Nacional ainda segue de recesso, e os projetos correm risco de sequer serem pautados na Casa.