Bolsonaro ironiza fechamento da Ford no Brasil: ‘Perdeu para a concorrência, lamento’

Presidente também afirmou que falta de subsídios oriundos do governo podem ter levado a fechamento das fábricas.

PUBLICIDADE

A Ford anunciou nesta semana que fechará todas as fábricas montadoras de carros no país, e que demitirá cerca de 6 mil funcionários nas filias da empresa em Camaçari (BA), Taubaté (SP) e a da Troller, em Horizonte (CE). A montadora opera no Brasil desde 1919.

PUBLICIDADE

Sobre a grande taxa de desemprego que será gerada e também sobre as ações que poderão ser tomadas para evitar o fechamento, o presidente Jair Bolsonaro foi questionado sobre o tema, nesta terça-feira (12).

Bolsonaro disse que a Ford não disse a verdade e que apenas quer subsídios

Ao se referir ao possível fechamento, Bolsonaro disse que a empresa não está agindo de forma correta, e que seus comandantes não estão falando a verdade, pois a intenção com o anúncio de fechamento é apenas o de obter subsídios do governo.

De acordo com Bolsonaro, nos últimos anos, cerca de R$ 20 bilhões foram dados como forma de subsídios à Ford, e que o valor dado é muito alto, dinheiro este originado de impostos pagos pelos contribuintes brasileiros.

Vocês querem que continuemos dando R$ 20 bilhões para eles como fizemos nos últimos anos, dinheiro de vocês, impostos de vocês, para fabricar carro aqui? Perdeu para a concorrência, lamento“.

PUBLICIDADE

Ford anunciou que está fazendo uma estruturação global da companhia

Em 2019, a fábrica da Ford de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, foi fechada, após manter suas atividades por 52 anos, ali foi o primeiro sinal de que algo ainda estava por acontecer.

Agora, o anúncio oficial e que todos os colaboradores da empresa temiam aconteceu, as outras unidades também serão fechadas. Segundo informação dada pela própria Ford, por Jim Farley, presidente e CEO da Ford, a medida drástica foi necessária para manter o negócio ágil e sustentável e as unidades da Argentina e Uruguai também serão afetadas pelo processo de estruturação global.