in

CoronaVac tem eficácia global de 50,38%; O que isso significa?

Instituto Butantan anunciou dados da vacina produzida com a Sinovac nesta terça-feira (12).

Instituto Butantan
Publicidade

O Instituto Butantan divulgou nesta terça-feira (12), em coletiva de imprensa, que a eficácia global da CoronaVac é de 50,38%. O valor é acima dos 50% exigidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A divulgação dos dados está repercutindo nas redes sociais e muitas pessoas têm dúvida do que isso significa.

A eficácia global da vacina aponta a capacidade que ela tem de proteger em todos casos: leves, moderados e graves. A CoronaVac deve ser aprovada no Brasil, já que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também segue os 50% de eficácia recomendados pela OMS.

De acordo com Dimas Covas, presidente do Instituto Butantan, o uso emergencial da vacina é justificado porque ela tem segurança, eficácia e atende todos os requisitos. O Instituto Butantan já enviou o pedido de uso emergencial à Anvisa, que pediu complemento das documentações para fazer a liberação.
A Fiocruz também enviou os documentos referentes à vacina de Oxford.

Publicidade
Publicidade

Entenda a eficácia da CoronaVac

Após a divulgação dos resultados, muitas pessoas ficaram com dúvidas em relação à eficácia da CoronaVac. Para entender de forma simples: a eficácia em casos graves é de 100%. A eficácia em casos leves é de 78%. Estes foram os dados divulgados na semana passada.

A eficácia global divulgada hoje indica que, mesmo com a vacina, o vírus poderá continuar circulando, mas a chance de morte será muito pequena. Casos de mortes e de internação vão cair bastante e, mesmo aqueles que forem vacinados e se contaminarem ou ficarão assintomáticos ou terão sintomas bem leves.
O Butantan também garante que os resultados da vacinação na população serão melhores do que nos testes clínicos.

Publicidade
Diogo Marcondes

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!