CoronaVac tem eficácia global de 50,38%; O que isso significa?

Instituto Butantan anunciou dados da vacina produzida com a Sinovac nesta terça-feira (12).

PUBLICIDADE

O Instituto Butantan divulgou nesta terça-feira (12), em coletiva de imprensa, que a eficácia global da CoronaVac é de 50,38%. O valor é acima dos 50% exigidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A divulgação dos dados está repercutindo nas redes sociais e muitas pessoas têm dúvida do que isso significa.

PUBLICIDADE

A eficácia global da vacina aponta a capacidade que ela tem de proteger em todos casos: leves, moderados e graves. A CoronaVac deve ser aprovada no Brasil, já que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também segue os 50% de eficácia recomendados pela OMS.

De acordo com Dimas Covas, presidente do Instituto Butantan, o uso emergencial da vacina é justificado porque ela tem segurança, eficácia e atende todos os requisitos. O Instituto Butantan já enviou o pedido de uso emergencial à Anvisa, que pediu complemento das documentações para fazer a liberação.
A Fiocruz também enviou os documentos referentes à vacina de Oxford.

Entenda a eficácia da CoronaVac

Após a divulgação dos resultados, muitas pessoas ficaram com dúvidas em relação à eficácia da CoronaVac. Para entender de forma simples: a eficácia em casos graves é de 100%. A eficácia em casos leves é de 78%. Estes foram os dados divulgados na semana passada.

PUBLICIDADE

A eficácia global divulgada hoje indica que, mesmo com a vacina, o vírus poderá continuar circulando, mas a chance de morte será muito pequena. Casos de mortes e de internação vão cair bastante e, mesmo aqueles que forem vacinados e se contaminarem ou ficarão assintomáticos ou terão sintomas bem leves.
O Butantan também garante que os resultados da vacinação na população serão melhores do que nos testes clínicos.