Cientistas brasileiros fazem importante descoberta sobre a relação ‘Sono x Covid-19’

Os cientistas da USP fizeram uma descoberta sobre a eficácia da melatonina na contenção do avanço do vírus.

PUBLICIDADE

A pandemia mundial de coronavírus tem feito muitas vítimas e ao longo dos dias, estão surgindo cada vez mais casos novos da doença e consequentemente, o número de óbitos também tem aumentado. O isolamento social é um dos principais aliados no controle da doença, além do uso de máscara e a utilização de álcool em gel regularmente.

PUBLICIDADE

Hormônio do sono pode ser a solução para evitar agravamento da Covid-19

Após a descoberta da doença, o desencadeamento e proporção que a Covid-19 foi tomando, os cientistas começaram a estudar de maneira bem expressiva a forma como o coronavírus age dentro do organismo humano. A ideia dos estudos que foram surgindo era conhecer o vírus para conseguir desenvolver uma vacina que protegesse a população, erradicando a doença.

A ideia principal era descobrir uma vacina eficaz contra o vírus que ataca principalmente as vias aéreas e os pulmões da pessoa infectada, mas, durante o processo também foram feitas algumas descobertas paralelas.

Os estudos ainda não foram completados

A USP, Universidade de São Paulo, realizou um estudo onde ficou comprovada a descoberta de um hormônio que é eficaz contra a Covid-19. A melatonina, mais conhecida como o hormônio do sono pode ter um papel importante contra o agravamento dos casos de infecção pelo coronavírus.

PUBLICIDADE

Esse hormônio, além de ser produzido durante o sono, também é produzido por alguns órgãos, incluindo o pulmão. Os pesquisadores agora estão direcionando o estudo para saber se a aplicação do hormônio artificial através de vias aéreas também poderia servir para o tratamento da doença. É importante lembrar que ainda não há indicação para a ingestão desse hormônio por conta própria.