Ford encerra a produção de veículos no Brasil; 5 mil empregos serão afetados, afirma a marca

A Ford mantinha a produção brasileira dos veículos em Camaçari (BA) e Taubaté (SP). Jipes e Trollers eram produzidos em Horizonte (CE)

PUBLICIDADE

Nesta segunda-feira, 11, a Ford anunciou que encerrará a produção de veículos em todas as suas fábricas no Brasil, aonde atua desde 1919. A marca diz que manterá apenas em São Paulo, sua sede administrativa para a América do Sul e o campo de provas. Já na Bahia, o Centro de Desenvolvimento de Produto também continuará em funcionamento.

PUBLICIDADE

Antes da decisão, a montadora também mantinha fábricas em Camaçari, na Bahia, e Taubaté, em São Paulo, para carros da Ford, e em Horizonte, Ceará, para jipes da Troller.

De acordo com informações passadas ao G1, o encerramento da produção no Brasil afetará cerca de 5 mil empregos no país e na Argentina, que também sofrerá ajustes por conta das mudanças. No total, a empresa emprega 6.171 no país. Com o fechamento das fábricas, 830 funcionários perderam o seu emprego em Taubaté. Além disso, a fábrica de Horizonte emprega mais 430 brasileiros.

Em Camaçari, na fábrica que produzia os modelos EcoSport e Ka, e Taubaté, onde eram produzidos motores e transmissões, serão fechadas de imediato, e assim reduzirá a fabricação de peças para os estoques de pós-venda. Ao final do primeiro trimestre de 2021, a planta da Troller, em Horizonte, também será fechada.

Outra consequência desta decisão será que os modelos nacionais da marca deixaram de ser vendidos assim que terminarem os estoques. Mesmo assim, a Ford garante que todos os clientes continuarão com toda a assistência de manutenção necessária e garantia.

PUBLICIDADE

Com isso, a marca afirma que o Brasil passará a ter modelos importados, principalmente das fábricas da Argentina e Uruguai.