Polícia poderá investigar colunista da Folha e Noblat após pedido de Alexandre Mendonça

Alexandre Mendonça pediu abertura de inquérito contra Noblat e colunista da Folha.

PUBLICIDADE

Noblat e jornalista da Folha serão investigados por suas falas, após abertura de inquérito solicitada pelo ministro Alexandre Mendonça.

PUBLICIDADE

Neste último domingo, 10 de janeiro, o ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, afirmou que entrará com um inquérito policial para averiguar a postagem de dois jornalistas. A declaração foi dada após a publicação de uma reportagem na Folha de São Paulo.

Nela, o jornalista Ruy Castro afirmou que a única opção para o presidente Trump seria o suicídio, mas salientou que se ele fizer isso, o presidente Bolsonaro deveria imitá-lo. Ricardo Noblat, da revista Veja, também reproduziu o texto de Castro em seu perfil.

Alexandre Mendonça criticou reportagem de Castro

O jornalista destacou alguns trechos da matéria, que citava as partes em que Castro criticava não só Trump, mas também o presidente Bolsonaro. Em sua rede social, Alexandre Mendonça escreveu sobre a atitude dos dois jornalistas.

PUBLICIDADE

Segundo o ministro, os jornalistas foram ao fundo do poço, pois somente pessoas insensíveis com a dor das famílias que tiraram a própria vida poderia fazer isso. Por conta disso é que ele decidiu abrir um inquérito contra os jornalistas.

Com isso, os jornalistas correm o risco de pegarem até dois anos de prisão, mas o ministro afirmou que não considerará as incidências de outros crimes. Essa não é a primeira vez que o ministro pede abertura de inquérito contra jornalistas.

Noblat já foi investigado por Alexandre Mendonça

Em junho do ano passado, Noblat já havia sido investigado pelo ministro, que pediu a abertura de um inquérito contra ele. Na ocasião, Noblat havia publicado uma imagem de Bolsonaro pintando uma suástica nazista.

A imagem era do cartunista Aroeira. Na ocasião, Noblat disse que Bolsonaro estava usando a LSN para seguir críticos. Noblat falou sobre o assunto, mas disse que apenas reproduziu o texto. No final, o jornalista desejou vida longa a Bolsonaro.