Em carta, Jair Bolsonaro pede à Índia ‘urgência’ no fornecimento da Oxford ao Brasil

Na sexta-feira, 8, Jair Bolsonaro enviou uma carta ao primeiro-ministro da Índia, Nerenda Modi, pedindo ‘urgência’ no fornecimento da Oxford.

PUBLICIDADE

O presidente da república Jair Bolsonaro enviou à Nerenda Modi, primeiro-ministro da Índia, uma carta pedindo que o fornecimento de dois milhões de doses da vacina contra Covid-19 fosse antecipada “com urgência”.

PUBLICIDADE

A Oxford é uma das principais apostas do governo brasileiro e é atualmente produzida pelo laboratório indiano Serum Institute. Contudo, a vacina foi desenvolvida em um outro local e envolve uma parceria da Universidade de Oxford com a AstraZeneca.

Segundo informações passadas pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na quinta-feira, 7, se o pedido de Bolsonaro for atendido pelo primeiro-ministro, o presidente espera dar início às campanhas de vacinação ainda em janeiro. Vale ressaltar que desde o início da semana, o presidente já estava cogitando pedir ajuda à Índia para que não houvesse nenhum tipo de empecilho ou demora na venda de doses ao Brasil.

Na carta enviada por Bolsonaro na sexta-feira, 8, o presidente enfatiza que para possibilitar a implementação do programa Programa Nacional de Imunização, ele apreciaria se “Vossa Excelência” antecipasse o fornecimento de 2 milhões de doses da vacina produzida pelo Serum Institute of India ao Brasil, com “urgência”, mas, claro, “sem prejudicar o programa indiano”.

Ainda no conteúdo, Bolsonaro também aproveitou para agradecer novamente pela liberação de exportações de insumos farmacêuticos produzido na Índia, a qual o presidente ressalta ser “de extrema relevância para o abastecimento de nosso mercado”, e também para a saúde dos brasileiros.

PUBLICIDADE