Filhos precisam de rim, e mãe compatível terá que escolher para quem vai doar

Filho de 20 e filha de 16 precisam de um novo rim; e mãe é doadora compatível.

PUBLICIDADE

Sarah Bingham vive um dilema muito difícil. Noah, de 20 anos, e Ariel, de 16, são filhos de Sarah. Ambos têm problemas graves nos rins e precisam fazer o transplante. O filho e a filha de Sarah têm uma doença genética rara. A mulher, que sofre com a doença dos filhos, é compatível, mas como tem apenas um rim para doar, teria que escolher um dos dois para receber o órgão.

PUBLICIDADE

Sarah, de 48 anos, é casada com Darryl, de 49. O homem não é compatível com os filhos, então não pode ser um doador. O instinto maternal de Sarah aponta que ela deveria doar para os dois, mas isso não é possível. O dilema vivido por Sarah tem chamado a atenção de muita gente.

Ariel, hoje com 16 anos, descobriu o problema renal depois de ser, inicialmente, diagnosticada com estresse, após se sentir cansada com frequência. Testes em um hospital de Newcastle, na Inglaterra, mostraram que o problema era nos rins. Em 2019, Noah também foi diagnosticado com a mesma doença.

“Eu estava pronta para dar um rim para minha filha e então meu filho teve insuficiência renal e ele também precisa de um rim. Obviamente, eu só tenho um que posso doar”, afirmou a mulher. De acordo com ela, a equipe médica não a pressiona para tomar uma decisão.

PUBLICIDADE

Além de Noah e Ariel, o casal tem mais um filho. Casper, de apenas 12 anos, tem sido examinado para ver se também não tem o mesmo problema dos irmãos. De acordo com o professor Jonh Sayer, ouvido pela BBC, a nefronftise é uma doença que atinge uma em cada 100 mil pessoas. Segundo ele, a espera por doação de órgão pode demorar três anos. Dois amigos da família fizeram exames e são compatíveis com Noah, mas não é certo que haverá o transplante.