Auxílio Emergencial: dia 1º de fevereiro é fundamental para a possível prorrogação do benefício em 2021

Benefício parou de ser pago no fim de dezembro, mas há discussões sobre prorrogação.

PUBLICIDADE

O Auxílio Emergencial segue sendo debatido, discutido e pensado por muitas pessoas para este ano de 2021. O benefício pago pelo governo federal chegou ao fim no dia 31 de dezembro, mas, de acordo com a Caixa Econômica Federal, quase 30 milhões de pessoas ainda terão direito ao saque até o dia 27 de janeiro.

PUBLICIDADE

Com o fim do Auxílio Emergencial, há preocupação com muita gente que está desempregada e que ficaria desamparada sem o pagamento do benefício. O auxílio foi pago entre abril e dezembro. As cinco primeiras parcelas eram de R$ 600. As quatro últimas foram de R$ 300.

No momento, centrais sindicais defendem que o pagamento volte a acontecer. O Dia D para o Auxílio Emergencial em 2021 pode acontecer no dia 1º de fevereiro. Nesta data, os deputados federais se reúnem na Câmara dos Deputados e escolhem o novo presidente da casa.

Baleia Rossi, presidente nacional do MDB, está sendo apoiado pelo atual presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ). Baleia Rossi recebeu o apoio de diversos partidos e surge como favorito para vencer a eleição contra Arthur Lira (PP), apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, e outros possíveis concorrentes.

“É tão importante voltarmos a olhar a nossa pauta com responsabilidade fiscal, votando reformas importantes e também, por que não, voltar a debater o Auxílio Emergencial”, afirmou Baleia Rossi. Tudo indica, pelas declarações, que o pagamento do benefício voltará ao debate se ele for eleito presidente da Câmara. Para vencer a disputa, são necessários 257 votos. Se nenhum dos candidatos atingir esta votação, haverá segundo turno.

PUBLICIDADE