Auxílio Emergencial – presidente da CUT traz notícia decisiva e animadora sobre prorrogação: ‘É possível sim’

Benefício teve suas últimas parcelas pagas na semana passada e agora conta apenas com cronograma de saques e transferências.

PUBLICIDADE

Em meio ao cenário de crise por conta da pandemia do coronavírus que segue assolando a população, o programa Auxílio Emergencial ainda tem futuro indefinido. Pago até a última semana, o benefício ainda pode ser estendido em 2021, e algumas frentes prometem lutar pela causa mesmo com governo se mostrando contra uma nova prorrogação.

PUBLICIDADE

Em entrevista exclusiva para o site “IstoÉ Dinheiro”, o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sérgio Nobre, disse que a retomada dos pagamentos do benefício é possível e viável em 2021. 

Além dos parlamentares, centrais sindicais, incluindo a própria CUT, estão articulando com os postulantes à presidente da Câmara e Senado estender o programa por mais tempo.

“O auxílio emergencial não é caro e cabe no orçamento. Mais caro vai ser mergulhar o País na crise, quebrar as empresas e ver o caos social instalado no nosso País. Nós estamos pedindo essa reunião [com a Câmara e Senado] com urgência e estamos esperando que no início da semana que vem aconteça, pois não temos muito tempo. O auxílio é possível sim”, diz Nobre.

O primeiro passo para alavancar uma possível extensão do programa seria formular uma aliança com os candidatos à presidência da Câmara dos Deputados, Baleia Rossi e Arthur Lira, e no Senado com pelo menos 12 candidatos que estão postulando à presidência da Casa.

PUBLICIDADE

Rossi se pronuncia

Na última quarta-feira (6), o candidato à presidência da Câmara dos Deputados, Baleia Rossi, disse em pronunciamento que estuda pedir a prorrogação do Auxílio ou ao menos possibilitar o aumento nas parcelas do Bolsa Família. 

“Precisamos buscar uma solução”, disse o candidato à presidência da Câmara dos Deputados, que representa Rodrigo Maia (DEM-RJ) na sucessão da Casa.

Cronograma de saques 

Após concluir os pagamentos nas poupanças digitais, a Caixa Econômica Federal vem liberando o saque das cotas de R$ 300 para os beneficiários neste mês de janeiro. Até o momento, brasileiros nascidos em março e abril tiveram o montante liberado para realizar saque ou transferência. Este cronograma vai até o dia 27 de janeiro.