Auxílio Emergencial: cronograma de saques em 2021 começa nesta segunda (4); quem recebe durante a semana?

Cronograma de saques e transferências ficará disponível até o dia 27 de janeiro.

PUBLICIDADE

A partir desta segunda-feira (4), a Caixa Econômica Federal fará a liberação dos primeiros saques do Auxílio Emergencial no ano de 2021. O benefício que teve pagamentos concluídos no final de dezembro, ainda possui pendência na liberação de saques e transferências, que serão disponibilizadas ao longo de todo o mês de janeiro.

PUBLICIDADE

Ao todo, serão 10 datas que a Caixa disponibilizará para que os beneficiários realizem a retirada da cota de R$ 300 (ou R$ 600 para mães chefes de família).

O cronograma será iniciado com beneficiários nascidos em março. O cronograma de saques é válido para beneficiários que aguardam o pagamento em espécie dos ciclos 5 e 6 – que representam a 8ª e 9ª parcela do programa. 

Além dos beneficiários nascidos em março, o grupo nascido em abril também será contemplado nesta semana, mais precisamente na quarta-feira (6). Posteriormente, o cronograma seguirá com liberação dos saques nos dias 11, 13, 15, 18, 20, 22, 25 e 27 de janeiro, sempre tendo como base o mês de nascimento dos beneficiários.

Vai prorrogar? 

Até o momento não há uma definição concreta acerca do futuro do Auxílio Emergencial. Nos bastidores, alguns parlamentares se movimentam para conseguir a extensão do decreto do Estado de Calamidade, bem como do programa que ajudou quase 68 milhões de pessoas. 

PUBLICIDADE

Apesar de dois projetos de lei terem sido protocolados junto ao Congresso, o governo federal já posicionou contrário à continuidade do programa em 2021. Em declarações recentes, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o programa não pode ser perpetuado, uma vez que representa um alto rombo nos cofres públicos.