Nimesulida: não se automedique, são muitos os riscos para quem não pode tomar

A Nimesulida é um dos remédios de mais fácil acesso nas farmácias do Brasil.

PUBLICIDADE

É sempre válido reforçar que nenhum medicamento deve ser tomado sem o devido acompanhamento e a respectiva prescrição de um médico, mas é fato que muitos brasileiros costumam ter em suas casas medicações para uso por conta própria, muitas das vezes, desconsiderando os riscos que tal prática pode oferecer.

PUBLICIDADE

O intuito do vídeo abaixo, além de demonstrar os usos adequados da medicação e para o que ela serve, também sinaliza grupos de pessoas que não devem, em nenhuma hipótese, fazer uso da nimesulida, a não ser que estejam devidamente orientadas para isso.

Para se ter uma ideia, crianças e menores de 12 anos não devem poder tomar a medicação, mesmo os médicos não receitam a substância para menores, já no caso dos idosos também há um cuidado especial e é preferível fazer outro tipo de uso, sempre que for possível.

Em todo caso, a nimesulida é um anti-inflamatório e como tal, seu uso não deve ser prolongado, sempre tendo o cuidado de verificar que o tempo de uso da medicação seja realizado de modo eficiente e, principalmente, eficaz.

PUBLICIDADE

Especialistas afirmam que a nimesulida tem poder similar ao da dipirona e do diclofenaco, porém costuma ser mais eficientes que medicações a base de paracetamol.

Como você pode observar no vídeo, também há formas de ministrar a nimesulida, sendo a em gotas a mais eficiente e as versões de supositório e em gel de usos mais específicos.

  • Arflex
  • Cimelide
  • Nimesilam
  • Scaflam 

As marcas citadas acima são os nomes mais comuns dos remédios que são feitos com a nimesulida como principal princípio ativo.