Toma Nimesulida? Descoberta importante te fará cair o queixo

A Nimesulida é uma das medicações mais vendidas do país, mas há muita dúvida sobre ela.

PUBLICIDADE

Embora a Nimesulida seja uma das medicações mais fáceis de se encontrar em qualquer farmácia, há muita dúvida pairando sobre ela. Frequentemente as pessoas sequer sabem se a substância é um antiinflamatório ou antibiótico.

PUBLICIDADE

Vale ressaltar que a Nimesulida é um antiinflamatório e seu uso oferece riscos, caso a pessoa esteja em algum dos grupos mencionados com mais exatidão no vídeo abaixo, além do grupo, outro risco associado é o da super dosagem pela medicação que, em alguns casos, pode até levar ao coma.

Uma recente descoberta, publicada pelo editorial do UOL, apontou que a Nimesulida possui diversas vantagens, sendo a principal delas a segurança no controle da dor e de inflamações, desde que acompanhada por um profissional médico e na dose correta.

As principais indicações para o uso da Nimesulida são:

  • Dor articular;
  • Inflamações como tendinite ou bursite;
  • Dor no pós-operatório;
  • Dor de dente;
  • Dor muscular;
  • Inflamação das vias aéreas superiores (pode ser opção para a sinusite e a dor de garganta);
  • Cólicas

Lembre-se de que você nunca deve tomar medicação por conta própria, assim como demonstrado no vídeo anterior, há diversos grupos que devem evitar o uso da medicação e até optar pela substituição do mesmo por outro, quando isso for possível.

PUBLICIDADE

Crianças e menores de 12 anos também fazem parte de grupos restritos para o qual a medicação sequer deve ser administrada. A Nimesulida possui versões de comprimidos, gotas, gel e supositório. As versões em gel e supositório são as menos recomendadas, o gel é destinado ao uso tópico, como em um entorse por exemplo, e o supositório apenas nos casos onde não é possível a via oral.