Vídeo: jovem negro é enforcado e arrastado de forma brutal por seguranças de shopping; clamava por socorro

A situação ocorrida em um shopping de Salvador, na Bahia, vem repercutindo nas redes sociais, sendo notável a brutalidade dos seguranças.

PUBLICIDADE

Nesta segunda-feira (28), mais uma cena lamentável de abuso de poder por parte de seguranças chamou a atenção dos internautas. O vídeo que está circulando na Internet evidencia dois funcionários de um shopping fazendo uso desproporcional da força para conter um jovem negro, que não aparentava causar riscos às pessoas que circulavam pelo local.

PUBLICIDADE

A situação em pauta assemelha-se ao caso de João Alberto Silveira Freitas, homem negro espancado até a morte por seguranças do Carrefour, às vésperas do dia da Consciência Negra.

No vídeo abaixo, amplamente divulgado nas redes sociais, é possível perceber a forma brutal como o jovem negro foi tratado pelos seguranças do shopping. Em um primeiro momento, o garoto surge no chão, já com os homens em seu entorno e, posteriormente, é enforcado e arrastado até uma sala privativa para funcionários, clamando por socorro a todo momento.

https://fb.watch/2HgRKWEnJ_/

Após os dois seguranças e o rapaz entrarem na sala, uma funcionária do shopping impede a entrada das pessoas que estavam filmando a situação, não sendo possível identificar o que veio a acontecer.

PUBLICIDADE

Jovens foram levados pela polícia

Segundo informações do Correio 24 horas, divulgadas pelo Jornal O Dia, dois jovens foram levados pela polícia, sendo um deles o que aparece nas filmagens. Após isso, um teria sido liberado e outro direcionado a uma delegacia.

Nota emitida pelo Shopping

A situação evidenciada no vídeo ocorreu em um shopping da cidade de Salvador, capital da Bahia. Em nota, a assessoria do estabelecimento lamentou o ocorrido e disse que o comportamento dos homens responsáveis pela segurança não condiz com as orientações repassadas: “A conduta dos colaboradores envolvidos está em desacordo com as orientações e treinamentos periodicamente ministrados à equipe”.