Psicóloga ensina a criar uma rotina de sono para o bebê desde o primeiro dia de vida

Aprenda as técnicas para fazer seu bebê dormir a noite inteira e descanse junto com ele.

PUBLICIDADE

Quando uma criança chega em uma casa, acontecem mudanças gigantescas que são inevitáveis, afinal de contas, quando um bebê chega, os pais precisam adaptar sua rotina aos cuidados desse novo ser. O que para muitas famílias é desafiador, principalmente quando a criança não consegue dormir direito a noite. O sono do bebê influencia toda a rotina da família, pois se ele não dorme, os pais também não conseguem dormir e acabam tendo problemas de estresse e cansaço.

PUBLICIDADE

Ajudando a criar uma rotina para o bebê

Por isso, é muito importante que os pais, desde os primeiros meses de vida, já comecem a criar uma rotina de sono para o bebê. A psicóloga Nanda Perim afirma que os pequenos começam a diferenciar o dia da noite quando completam mais ou menos três meses, mas esse processo só se concretiza aos seis meses de vida, antes disso, os pais precisam criar uma atmosfera dentro de casa que auxilie o bebê a diferenciar esses períodos.

A psicóloga aconselha que todo o dia da criança seja colocado em rotina, e não apenas a última hora antes da criança dormir. Nos primeiros meses, a necessidade de dormir da criança gira em torno de 11 a 13 horas por dia. Tente distribuir as dormidas ao ponto do seu filho conseguir relaxar para que você também consiga dormir a noite.

Faça um ritual antes de deitar o bebê no berço

Aproximadamente às 18 horas, comece a deixar as luzes da casa mais suaves e amenas, dê um banho no bebê para ele relaxar, dê a mamada noturna e faça massagens, para que fique tranquilo e sinta a necessidade de descansar. 

Durante a noite, só interfira o sono da criança se algo incomum acontecer. A menos que acorde para mamar ou trocar a fralda, tente não interromper o sono da criança, pois isso pode causar irritação no bebê e deixá-lo com insônia.

PUBLICIDADE