Conheça quais são os sinais de alerta e como se prevenir do câncer de pele

Dermatologista e médica de família da Amparo Saúde explicam como evitar a doença e no que as pessoas devem ficar atentas

PUBLICIDADE

O câncer de pele não melanoma é o tipo de câncer mais frequente no Brasil e no mundo, e está diretamente relacionado à exposição solar. Por isso, neste mês temos a campanha nacional dezembro Laranja para conscientizar e informar a população sobre as principais formas de prevenção desta doença, independente da idade e do tom da pele. O Câncer de pele é coisa séria e a precaução deve começar ainda na infância.

PUBLICIDADE

As formas de prevenção já são conhecidas pela maioria de nós, mas poucas pessoas realmente seguem as orientações de forma correta, o que pode acarretar um risco maior de desenvolver câncer de pele. Segundo a Dra. Bárbara Bastos, dermatologista da Amparo Saúde, o uso do protetor solar é indispensável desde a infância. Uso de proteções físicas, como chapéus e camisetas, também são importantes, além de ficar na sombra e evitar se expor ao sol entre 10h e 16h, horários em que a radiação solar é maior.  

Quando descoberto no início, este tipo de câncer tem mais de 90% de chances de cura, então é importante conseguir identificar de maneira precoce uma lesão. “Devemos ficar atentos a uma ferida que não está cicatrizando, uma pinta que tem mudança de coloração ou que está sangrando”, diz a Dra Bárbara. Vale ressaltar que o autoexame não substitui a consulta com um médico. 

Já o câncer de pele melanoma costuma ser mais agressivo e, normalmente, tem características hereditárias e genéticas envolvidas, mas a exposição solar também pode contribuir para o aparecimento da doença. A dermatologista explica que pode-se desconfiar deste tipo de câncer a partir do “ABCD do melanoma”: assimetria da pinta, bordas irregulares, variedades de cores e diâmetro aumentando. Outro sinal de alerta é quando o paciente apresenta mais de 50 pintas pelo corpo. 

A Atenção Primária à Saúde (APS) também pode ser uma forte aliada na identificação e na prevenção aos tumores de pele. Na APS, o médico de família é o primeiro contato do paciente com o sistema de saúde. Em suas consultas, ele consegue orientar sobre ações preventivas, assim como identificar fatores de risco, como histórico familiar, excesso de exposição solar durante a vida e atividades laborais de risco, de maneira a ajudar no diagnóstico precoce. “Se houver suspeita de uma lesão, fazemos o encaminhamento para um dermatologista para acelerar o processo de diagnóstico e cura”, afirma a Dra. Naiana Melo, médica de família da Amparo Saúde.  

PUBLICIDADE

Quantidade correta de protetor solar 

De acordo com o Consenso Brasileiro de Fotoproteção da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), as quantidades corretas de aplicação de protetor solar seguem a “regra da colher de chá”, conforme detalhado abaixo. Uma colher de chá equivale a 2 ml de produto. 

  • Rosto/cabeça/pescoço: 1 colher de chá 
  • Braço/antebraço direitos: 1 colher de chá
  • Coxa/perna direitas: 2 colheres de chá
  • Braço/antebraços esquerdos: 1 colher de chá
  • Coxa/perna esquerdas: 2 colheres de chá

Sobre a Amparo Saúde

A Amparo Saúde é uma healthtech pioneira em atenção primária à saúde (APS) presencial e remota no Brasil. Fundada em 2017, a empresa saltou de 45 mil para 1,4 milhão de beneficiários em 2020 e tem como clientes grandes operadoras de saúde, instituições de autogestão e grandes empresas. A Amparo desenvolve tecnologias a partir da análise de dados que têm como foco tornar os atendimentos mais humanos, eficientes e a custos mais acessíveis. Seus médicos acompanham pacientes e resolvem entre 85% e 90% dos casos. Além dos serviços de telemedicina, a Amparo possui 11 unidades localizadas na Região Metropolitana de São Paulo, além de São José dos Campos, Campinas, Salvador e Brasília.