Anvisa toma decisão histórica e autoriza uso emergencial de vacina contra a Covid

Agência Nacional de Vigilância Sanitária informou decisão nesta quinta-feira.

PUBLICIDADE

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta quinta-feira (10) e autorizou o uso emergencial de vacina contra a Covid-19, doença causada pelo coronavírus. A regra da entidade prevê uso temporário em caráter experimental.

PUBLICIDADE

Alessandra Bastos Soares, diretora da Anvisa, afirmou que qualquer autorização concedida pela entidade só vai ser feita quando alguma empresa fizer a solicitação para o uso emergencial da vacina contra a Covid-19.

Até o momento, nenhuma empresa fez o pedido para liberar o uso emergencial da vacina. Ao todo, quatro vacinas estão na fase 3 de testes no Brasil: a da Sinovac, conhecida como CoronaVac e produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês; a da Pfizer, a da Johnson e da Oxford.

A Anvisa também informou que pode modificar, suspender ou cancelar a autorização temporária da vacina a qualquer momento, baseando-se em elementos científicos e técnicos. A população torce por uma vacina. A vacinação já começou no Reino Unido, nesta semana.

A CoronaVac é alvo de disputa política entre o governo de São Paulo e o governo federal. João Doria (PSDB), governador do estado, anunciou início da vacinação contra a Covid para o dia 25 de janeiro. A CoronaVac ainda não foi autorizada pela Anvisa.

PUBLICIDADE

Covid-19 já matou quase 180 mil pessoas no país

O Brasil é o segundo pais com mais mortes por Covid-19 no mundo. Até o momento, de acordo com dados do Ministério da Saúde, são 78.995 óbitos em decorrência da doença causada pelo coronavírus. Os Estados Unidos lideram e se aproximam de 290 mil mortes.