Urgente: ministro da Saúde diz que vacinação contra a Covid-19 pode começar este mês

Eduardo Pazuello deu entrevista ao canal de notícias CNN Brasil e falou sobre a vacinação.

PUBLICIDADE

Os brasileiros querem saber quando começará a vacinação contra a Covid-19. A doença causada pelo coronavírus já vitimou mais de 170 mil pessoas em todo o país. O Brasil é o segundo país em número de mortes. Não há remédio que cure a Covid-19 e a grande esperança é a vacina.

PUBLICIDADE

O governo federal ainda não divulgou o calendário nacional de vacinação. Em entrevista à CNN Brasil, o ministro Eduardo Pazuello falou sobre o tema e chamou a atenção com sua declaração. Segundo o ministro, a Pfizer, laboratório que produz uma das vacinas, pode pedir autorização emergencial para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Neste cenário, de acordo com Pazuello, a vacinação contra a Covid-19 poderia começar neste mês de dezembro. Ontem, em reunião com governadores, o ministro havia falado que demoraria até 60 dias para a agência autorizar o uso de alguma vacina.

“O uso emergencial pode acontecer agora em dezembro, por exemplo, em hipótese, se nós tivermos as doses recebidas, se nós fecharmos o contrato com a Pfizer”, afirmou o ministro na entrevista ao canal de notícias.

De acordo com informações do portal UOL, nenhum laboratório fez o pedido para a Anvisa. As declarações do ministro acontecem depois de o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciar início da vacinação no estado no dia 25 de janeiro. 

PUBLICIDADE

A CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, ainda não tem autorização da Anvisa e só poderá ser aplicada na população quando esta autorização for feita.