Vai se aposentar em 2021? Você precisa saber o que muda nas regras

A Reforma da Previdência trouxe muitas alterações para a aposentadoria, saiba quais são elas.

PUBLICIDADE

A Reforma da Previdência foi um marco na história do Brasil. No último mês, completou 1 ano que as novas regras para se aposentar começaram a valer, mas, mesmo com esse tempo, as pessoas ainda encontram muitas dúvidas a respeito de como ficará a aposentadoria para as pessoas que já estão próximas à idade de galgar essa posição.

PUBLICIDADE

Entenda o que mudou nas regras da aposentadoria

Pensando nisso, confira as novas regras para as pessoas que irão se aposentar em 2021 e esteja atento aos seus direitos. Na modalidade de aposentadoria por tempo de contribuição + idade, em 2020, as mulheres precisavam ter 56 anos e 30 anos de contribuição, os homens 61 anos e 35 de contribuição.

Com a transição estabelecida pela reforma, a cada ano que passa, esses valores aumentam um ponto, sendo assim, para se aposentar em 2021, as mulheres devem ter 57 anos e 30 de contribuição e os homens precisam ter 62 anos e 35 de contribuição.

Quem vai se aposentar em 2021 precisa estar atento às mudanças de transição

Na modalidade de aposentadoria por idade, os homens não tiveram nenhuma alteração e continuam se aposentando com idade mínima de 65 anos, já as mulheres sofreram uma alteração que será gradativa, pois, até 2023, a idade mínima será de 62 anos.

Então, a cada ano, a idade das mulheres para se aposentar será acrescida em 6 meses, começando com 60 anos, então para se aposentar por idade em 2021 é necessário ter no mínimo 60 anos e seis meses de vida.

PUBLICIDADE