Médica mostra como se preparar para uma amamentação sem sofrimento

É possível começar a se preparar para a amamentação ainda durante a gravidez.

PUBLICIDADE

A chegada de um bebê promove mudanças extremamente grandes na família e, principalmente, no corpo da mãe. Essas alterações vão além do crescimento da barriga e envolvem todo o preparo do corpo da mulher para a chegada da criança. Então, ainda durante a gravidez, algumas mulheres já começam a produzir colostro. Aliás, a amamentação é um dos pontos que as mães mais sentem dificuldades com a chegada do bebê.

PUBLICIDADE

Nos primeiros meses de vida, a maioria das crianças depende exclusivamente do leite materno para suprir suas necessidades alimentares, mas algumas mães não se preparam para esse contato e acabam sofrendo muito com as consequências.

Amamentação é um processo muito importante

Vários médicos incentivam às mães a se prepararem para amamentar enquanto ainda estão grávidas, para que essa relação de carinho e aconchego com o bebê não seja traumatizante. A Dra. Vanessa Penteado preparou algumas dicas para uma amamentação sem sofrimento.

A primeira dica é pesquisar a respeito do seu mamilo, pois cada mulher tem um tipo diferente e é importante estimular o aparecimento do bico ainda na gravidez, para não sofrer com rachaduras ou o bebê sentir dificuldades em se alimentar. Também é importante não usar hidratantes nos seios – ou pelo menos nos mamilos.

Médica dá dicas para o momento de amamentar

A médica também aconselha às futuras mamães a tomar um banho de sol por 10 minutos todos os dias, até 10h ou a partir das 16h. É importante não puxar o bico dos seios, pois esse estímulo só deve acontecer quando o bebê chegar.

PUBLICIDADE

Quando a criança nascer, use o leite do peito para hidratar o mamilo, passe o leite nos bicos e deixe secar antes de colocar o sutiã de volta ao corpo. Também é melhor utilizar sutiãs de algodão, pois eles são mais higiênicos e permitem a ventilação adequada.