Novo efeito da Covid-19 é diagnosticado e pode ser um verdadeiro pesadelo para os homens: ‘preocupante’

Covid-19 se mostra como uma doença misteriosa e cheia de efeitos colaterais para os pacientes que se recuperam.

PUBLICIDADE

A pandemia do coronavírus segue assolando a população mundial em larga escala. Estudada a fundo por cientistas, a doença aos poucos vai tendo mutações e sintomas fora do habitual já traçados. Além dos problemas respiratórios já conhecidos, a Covid-19 pode provocar um efeito secundário a longo prazo nos homens.

PUBLICIDADE

De acordo com a médica norte-americana Dena Grayson, o coronavírus pode representar um quadro de disfunção erétil nos homens após a recuperação da doença. Em entrevista à emissora NBC Chicago, a especialista atribuiu a impotência sexual pelo fato da Covid-19 provocar problemas vasculares em boa parte dos pacientes, inclusive podendo provocar amputação de membros por conta da ausência de circulação sanguínea. 

“Isso é algo realmente preocupante. Não é apenas que esse vírus pode matar você, mas pode realmente causar complicações de longo prazo, ao longo da vida”, disse a médica na entrevista. 

Em entrevista no mês de junho para a Reuters, o cardiologista Eric Topol disse que além dos grandes danos nas vias respiratória, o coronavírus “vai atrás do pâncreas, do coração, dos rins, do cérebro, do fígados e de outros”.

Pacientes infectados pela Covid-19 podem ter quadros de coagulação no sangue, fator que pode desencadear derrames e inflações que impactam diretamente os órgãos. Sintomas como a perda de paladar e olfato e até mesmo convulsões também são recorrentes. 

PUBLICIDADE

Vacina

Em solo nacional, o início da vacinação tem previsão para o dia 25 de janeiro. Na última segunda-feira (07), o governador de São Paulo, João Doria, apresentou o plano de imunização, que no primeiro momento priorizará os profissionais de saúde e pacientes idosos.