Qual a importância de ir em um nutricionista esportivo?

Prof. Doutor Wiliam Régis, nutricionista, explica como ter um profissional especializado pode melhorar a vida de um atleta.

PUBLICIDADE

De acordo com uma pesquisa realizada pela Vigitel, elaborada pelo Ministério da Saúde, desde 2006 o número de atletas cresceu 194% no Brasil. Muitos podem ser os fatores que contribuem com esse aumento, sejam eles por saúde, lazer ou até mesmo busca por um corpo mais bonito, mas o que todos já sabem é que independente do motivo, cada corpo é um corpo e tem necessidades diferentes.

PUBLICIDADE

A partir dessa afirmação é que surge a importância do nutricionista esportivo, esse profissional que já é conhecido pelos atendimentos clínicos focados na melhora da qualidade da alimentação, pode se especializar e trazer indicações que contribuem para as sua atividades físicas.  

“Quando você procura um especialista em determinado assunto, você espera que ele te traga informações mais específicas e que possam te auxiliar em um determinado contexto, e é exatamente o que o nutricionista esportivo faz”, explica o Prof. Doutor Wiliam Régis, nutricionista.  

Ou seja, muitas vezes os atletas não conseguem os resultados esperados e não sabem porquê, quando na verdade o problema pode estar na forma como ele se alimenta ou até no desencadeamento de uma doença crônica, como diabetes.  


“Além de toda a questão do acompanhamento, é importante ressaltar, que no geral a alimentação é suficiente, porém, em alguns casos é necessário o uso de suplementos, que atualmente vem sendo banalizado e muitos compram sem saber se é necessário ou por indicação de algum amigo”
, afirma Régis.  

PUBLICIDADE

Ao entrar em uma loja que vende esse tipo de produto, existem inúmeras variedades, e pode até parecer que é para você escolher o que você acha mais interessante, mas não, cada um tem sua função e apenas um nutricionista esportivo pode te dizer qual tomar.  


“Esse profissional está qualificado para atender suas metas e traçar estratégias para conquistá-las, por isso, um praticante de esportes que esteja interessado em melhorar ou entender determinada função de seu corpo com o objetivo de atingir resultados mais positivos, deve consultá-lo”,
finaliza o nutricionista.