Petrobrás manda subir gás de cozinha e novo valor pega todos de surpresa

No mesmo dia em que anunciou a redução de 2% no preço da gasolina, divulgou aumento no preço do GLP.

PUBLICIDADE

O gás de cozinha em botijões é essencial para quê as famílias brasileiras consigam ter uma alimentação adequada diariamente. Através do uso desse bem é que as pessoas que não possuem gás encanado conseguem fazer o preparo dos alimentos, esquentar água para o café e assar bolos no forno.

PUBLICIDADE

População encontrará o produto mais caro na próxima compra

Mas, de acordo com a última notícia que saiu, a partir desse dia 3 de dezembro, esse bem sofrerá um aumento de 5% em seu valor atual, ou seja, o preço médio do gás liquefeito de petróleo, o GLP, sofrerá um aumento ainda este ano. O anúncio foi feito pela Petrobras no mesmo dia em que ela divulgou uma redução de 2% no preço da gasolina.

Antes desse aumento, o preço médio por botijão de 13 kg era de R$ 33,89. Segunda estatal esse valor será repassado para empresa que é responsável pelo envasamento do gás nos botijões, tanto para gás residencial quanto para indústria, então serão eles os responsáveis por repassar o preço ao consumidor final.

O aumento será de 5% 

De acordo com a ANP Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, entre os dias 25 de outubro de 2020 a 31 de outubro de 2020 a Petrobras representava 43% do preço que era repassado ao consumidor final, sendo assim, os outros 57% do valor cobrado no gás era representado pelos outros participantes da cadeia de distribuição até o consumidor final.

Não se sabe ao certo de quanto, em valor monetário, será o aumento do gás, pois apenas após os repasses de custos é que esse valor será estipulado, mas a população já deve se preparar para encontrar o produto por um preço mais salgado.

PUBLICIDADE