Grávida em trabalho de parto é expulsa na porta de dois hospitais por suspeitas de Covid-19; ela não resistiu

O marido da jovem de 32 anos lhe acompanhou na saga para encontrar ajuda médica, que somente foi possível após contatar uma unidade particular.

PUBLICIDADE

Uma mulher de 32 anos, grávida de 9 meses, morreu de maneira revoltante após ter atendimento negado em hospitais da cidade de Istambul, na Turquia. Informações publicadas pela imprensa local afirmam que Dönüş Kılınç estava em trabalho de parto e não foi aceita em nenhuma unidade de saúde pelo fato de apresentar sintomas semelhantes aos provocados pelo quadro de Covid-19.

PUBLICIDADE

A tragédia aconteceu no último dia 3 de novembro, mas somente agora é que as informações começaram a circular pela imprensa global. A jovem começou a sentir fortes dores desencadeadas pelas contrações, momento em que foi conduzida às pressas pelo marido para o mesmo hospital onde havia feito todo o pré-natal.

Quando chegou até a unidade de saúde, o marido informou, de antemão, que a esposa apresentava sintomas de Covid-19, motivo pelo qual a internação foi prontamente rejeitada. Apesar de muita insistência, o diretor do hospital chegou a interferir, dando a palavra final de que a internação não seria admitida em hipótese alguma.

“Quando eu disse que ela estava infectada com o coronavírus, eles nem nos deixaram entrar. Liguei para o diretor do hospital, que disse: ‘Não aceitamos pacientes com covid-19 para proteger os pacientes internos. Não somos um hospital pandêmico’”, relata o marido da vítima, Ramazan Kılınç, ao site Gazete Duvar.

PUBLICIDADE

O casal chegou a ir em um segundo hospital, que também emitiu recusa para a internação, tendo em vista as suspeitas de Covid-19, recomendando que a gestante retornasse para casa. No domicílio da família, as contrações se tornaram ainda mais intensas, quando o marido acionou uma hospital particular, para onde foi encaminhada passando por uma cesárea de urgência.

O médico que cuidou de Dönüş Kılınç explicou para a imprensa local que a doença já estava muito avançada. A jovem chegou a ser entubada, mas acabou não resistindo aos gravíssimos sintomas provocados pela carga viral. A criança, porém, nasceu saudável, e está sob os cuidados do pai. O caso está sendo investigado pelas autoridades locais da Turquia.