Perda de dente repentina: novo sintoma, que pode estar associado ao pós-Covid, é assustador e preocupante

Pacientes que se recuperam do coronavírus tem sofrido com alguns problemas de saúde.

PUBLICIDADE

O mundo inteiro está sofrendo com a pandemia do coronavírus. A doença assola a população desde o final do ano passado, quando apareceu pela primeira vez na China. O vírus se espalhou e vêm provocando milhares de mortes em vários países. No Brasil, a situação é bem complicada, principalmente porque os casos voltaram a subir.

PUBLICIDADE

Como a Covid-19 é uma doença nova, os seus impactos ainda estão sendo estudados pelos cientistas do mundo e sempre surge uma nova descoberta. Infelizmente, a enfermidade pode provocar sérios danos no organismo, mesmo após o paciente se curar do vírus. Vários transtornos com relação ao pós-Covid estão surgindo.

Agora, os pesquisadores descobriram que a perda de dentes também pode ser um efeito colateral da Covid-19, enfermidade que é causada pelo vírus SARS-CoV-2. De acordo com um artigo que foi publicado no The New York Times, muitas pessoas estão relatando perda inesperada dos dentes definitivos após terem sofrido da patologia pulmonar. Infelizmente, ao que tudo indica, esse tipo de problema pode ser mais um sintoma da chamada “Covid persistente”.

Vários sintomas são associados ao pós-Covid, entre eles estão: queda dos cabelos, fadiga, dor muscular e confusão mental. Esses sintomas podem persistir por meses em pacientes que conseguem vencer o coronavírus. De acordo com os dentistas, o vírus pode provocar irritação nas gengivas devido à inflamação provocada no organismo. Isso pode acarretar danos nos vasos sanguíneos na gengiva.

Porém, vale ressaltar que as evidências ainda são vagas para se afirmar que o coronavírus pode causar queda de dentes. O jornal divulgou algumas histórias de pessoas que teriam perdido os dentes devido à Covid. Um americana teria perdido o dente após notar que estava solto, sem qualquer tipo de sangramento ou dor. Já outro caso, a pessoa teria perdido o dente enquanto tomava um sorvete.

PUBLICIDADE

O médico William Li disse que não é algo comum um dente cair sem qualquer tipo de perda de sangue. O especialista afirmou que está estudando os efeitos em pacientes que sofreram a doença, mas acredita ser possível que o vírus provoque danos nos vasos sanguíneos.