Favorito à Prefeitura em Goiânia nem sabe que foi para o 2º turno; ele está em coma com quadro de Covid-19

Maguito Vilela (MDB) está intubado, respirando com o auxílio de aparelhos mecânicos.

PUBLICIDADE

Maguito Vilela (MDB), que vinha ocupando a liderança nas últimas pesquisas para a prefeitura da cidade de Goiânia (GO), sequer sabe que está concorrendo ao segundo turno.  Aos 71 anos, o político está internado desde o último dia 15, quando foi disputado o primeiro turno das eleições municipais.

PUBLICIDADE

Com quadro severo de Covid-19, Vilela precisou passar por um coma induzido, e segue intubado por causa da Covid-19. Desde então, permanece traqueostomizado, respirando com a ajuda de aparelhos mecânicos, tendo em vista que o seu pulmão foi consideravelmente comprometido em decorrência da carga viral.

O candidato viajou até a cidade de São Paulo, onde está internado no hospital Albert Einstein. O último boletim médico divulgado para a imprensa avalia que o político tem condições estáveis, mas até o momento não existe previsão para que receba alta. “Mantém a estabilidade hemodinâmica e segue em suporte da ECMO [oxigenação por membrana extracorporea] e hemodiálise contínua”, informam os médicos.

Na última terça-feira (24), Vilela foi submetido ao procedimento mais intervencionista desde a sua internação, que é a traqueostomia. A ação é realizada por vias cirúrgicas, para que seja aberto um canal em sua garganta para facilitar o acesso até a traqueia, por onde a respiração se tornará mais fácil, tendo em vista o tempo prolongado em que se encontra nas atuais condições clínicas.

O candidato possivelmente irá acordar do coma induzido pelas sedações após os resultados das urnas já terem sido computados. As últimas pesquisas divulgadas pelo Ibope para intenções de votos o colocavam com 59%, contra 41% do concorrente, o senador Vanderlan Cardoso (PSD). Os dados foram divulgados neste sábado (28).

PUBLICIDADE