Covid-19: plano para vacinação contra coronavírus deve ficar pronto em poucos dias

O Ministério da Saúde prepara estratégia de vacinação contra a Covid-19.

PUBLICIDADE

O diretor Renato Kfouri da Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm), acredita que o plano nacional para vacinação contra a Covid-19 deve estar concluído dentro de 10 dias. Ele afirmou isso após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski votar para o plano de vacinação ficar pronto em trinta dias.

PUBLICIDADE

Em entrevista à GloboNewsi, Kfouri disse crer que o plano saia antes dos 30 dias previstos. Na semana que vem, haverá reunião para finalizar o esquema de imunização. O diretor ainda comentou durante a entrevista, sobre o trabalho de estratégia que mesmo com  esforço de todos os envolvidos, demora um pouco para se concretizar.  

O diretor da SBIm tem convicção que entre 10 ou 15 dias estará tudo pronto. Todo planejamento tem que ser feito para estipular como serão as regras da vacinação contra o coronavírus. Mesmo com todo processo em sua fase final, ainda não é possível fazer muitas afirmações sobre a finalização do plano de imunização, disse Renato Kfouri.


“É um plano que desenvolve cenários. Porque uma coisa é ter 10 milhões de vacinas. Outra é ter 50 milhões de vacinas. Uma coisa é ter uma vacina que vai bem para idosos. Outra é ter vacinas que não são tão boas. Não conhecemos tudo dos estudos de fase 3 ainda”
, disse o diretor. 

Kfouri fez questão de explicar que a fase 3 dos estudos ainda não é totalmente conhecida. Para que tudo ocorra bem, é crucial que esse plano fique em suspensão pelos inúmeros cenários possíveis. Todo planejamento é feito em cima de possibilidades, como tem sido feito por todos os responsáveis por esse estudo. “Os Estados Unidos e o Reino Unido fizeram planos, mas depende da vacina, da quantidade e da logística de transporte”, concluiu Kfouri.

PUBLICIDADE