Fotos: aluna negra é ‘escondida’ em propaganda de escola particular e caso geral revolta nacional

Em nota pública, a escola disse que a ocultação da estudante negra não foi intencional.

PUBLICIDADE

Uma publicação realizada nas redes sociais do Colégio Domus Sapiens, de Jundiaí (SP), está rendendo negativamente, resultando em acusações de condutas racistas contra a instituição de ensino. Para fazer uma campanha de publicidade, a escola pegou uma foto na qual continham quatro alunas, cobrindo a única criança negra com um texto. As informações foram apuradas pelo G1.

PUBLICIDADE

Os pais da criança alvo de racismo registraram um boletim de ocorrência. Foi a menina de 10 anos quem tomou conhecimento de sua exclusão na campanha publicitária ao ver a publicação no perfil do Colégio Domus Sapiens. O texto que cobre o seu rosto traz os seguintes dizeres: “Importante na escola não é só estudar, é também criar laços de amizade e convivência – Paulo Freire”.

Segundo o pai da criança negra, várias pessoas informaram sobre o ocorrido em tom de bastante indignação. Ele entrou em contato com a escola e, na sequência, a publicação foi retirada do ar, sendo alterada pela foto na íntegra das meninas.

Diante da repercussão negativa, a instituição de ensino envolvida no escândalo emitiu uma nota pública. O colégio explicou que a ocultação da criança negra foi mera questão de edição e posicionamento do texto publicitário, não havendo nenhuma intenção de ocultar a menina da campanha publicitária. O caso teve muita repercussão nas redes sociais e virou caso de polícia.

PUBLICIDADE

No mesmo texto, informa que a agência de publicidade contratada pelo colégio realizou um total de 41 postagens em pacote único, no qual todas as caixas de textos são posicionadas justamente do lado direito da imagem, onde aparece a criança negra. Por fim, deixou claro que toma todas as medidas necessárias para inclusão social, censurando qualquer tipo de prática discriminatória.