Bebê sofre asfixia com leite materno e bombeiro herói entra em ação

Saiba o que fazer quando um bebê se engasga; pais de Júlia, de apenas cinco dias, ficaram desesperados.

PUBLICIDADE

Uma bebê de cinco dias deu um grande susto em seus pais na cidade de Alegrete, no Rio Grande do Sul, na última sexta-feira (20). A recém-nascida Julia engasgou com o leite materno e os pais entraram em desespero. Leandro, pai da menina, saiu para a rua com a bebê em busca de socorro.

PUBLICIDADE

Um casal que passava pelo local levou os dois até a guarnição do Corpo de Bombeiros mais próxima. No local estava o soldado Josué Martins, que fazia o plantão sozinho no batalhão. O soldado realizou a manobra de Heimlich para desobstruir as vias respiratórias da recém-nascida.

De acordo com informações do telejornal Bom Dia Rio Grande, da RBS TV, afiliada da Globo no Rio Grande do Sul, o pai já havia tentado a manobra em casa, mas sem sucesso. Quando a pequena Júlia chegou à guarnição do Corpo de Bombeiros ela estava desacordada.

Bombeiro explica procedimento

Durante o Bom Dia Grande de hoje, o soldado Josué Martins explicou o ocorrido e mostrou ao vivo como se faz a manobra de Heimlich corretamente. É preciso dar cinco tapinhas nas costas do bebê com a mão posicionada como aparece na imagem abaixo. A imagem um pouco mais acima explica detalhadamente o procedimento que vai salvar a vida do bebê que estiver engasgado. Toda a atenção é fundamental.

PUBLICIDADE

“A manobra ela consiste então de você pegar o nenê e apoiar o toráx do mesmo no seu antebraço. Tenta deixar a boca da nenê aberta pra você visualizar a hora que sair algum tipo de líquido ou corpo estranho e deixa a cabeça sempre mais baixa que o tórax”, explicou o bombeiro que atuou no salvamento. Júlia passa muito bem e seus pais estão aliviados.