Bebê é resgatado por Bombeiros após ter sido abandonado em mata e ficar horas exposto à noite fria

O recém-nascido recebeu atendimento médico e o caso foi encaminhado à Polícia Civil.

PUBLICIDADE

Mais um caso de abandono de incapaz foi registrado no Brasil neste domingo (22). Um bebê recém-nascido do sexo masculino foi abandonado em uma mata na cidade de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. De acordo com o Jornal O Dia, a criança foi deixada na estrada São Lourenço, no bairro do Capivari durante a madrugada.

PUBLICIDADE

Segundo testemunhas, o bebê foi abandonado pela mãe próximo a uma mata do local. Moradores acionaram o Corpo de Bombeiros da cidade assim que encontraram a criança. O bebê foi encaminhado ao Hospital de Saracuruna, o Adão Pereira Nunes.

Ainda de acordo com o Jornal O Dia, o recém-nascido segue internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), onde requer cuidados e observação da equipe médica. Segundo a equipe do Corpo de Bombeiros, o bebê estava exposto na noite fria com poucos agasalhos antes da chegada da equipe.

A Unidade de Saúde afirmou que o quadro da criança seria estável. O Conselho Tutelar da cidade de Duque de Caxias foi acionado e o caso encaminhado à Polícia Civil do Rio de Janeiro. Cabe ressaltar que abandono de incapaz é crime previsto na legislação brasileira.

Crime previsto em lei

O Estatuto da Criança e do Adolescente prevê que é dever da família, comunidade, sociedade em geral e do poder público, com absoluta prioridade, assegurar, dentre diversos direitos, a dignidade e a convivência familiar. A pena para aquele que abandona um recém-nascido varia de 6 meses a 1 ano de detenção, a pena pode se agravar caso o abandono resulte em lesão corporal grave ou morte.
Caso um cidadão presencie o abandono, deve acionar o Conselho Tutelar ou Polícia Militar de sua cidade.

PUBLICIDADE