in

Carrefour sai lucrando após assassinato de João Alberto no mercado; ações fecharam em alta

O crime aconteceu nesta sexta-feira (19) e ganhou uma enorme repercussão.

Exame / Uol | Montagem: Rafael Ferreira
Publicidade

Faltando um dia para 20 de novembro, data em que é comemorado o Dia da Consciência Negra, o assassinato de um homem negro chocou o Brasil. João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, foi a um hipermercado do Carrefour em Porto Alegre (RS) fazer compras, como era de costume, mas dessa vez, não voltou vivo.

O homem foi vítima de agressões fatais por dois seguranças, de cor branca, do estabelecimento. Eles desferiram socos na cabeça da vítima, a jogaram no chão e usaram de asfixia até tirarem sua vida.

Publicidade

Publicidade

O caso tomou uma enorme repercussão e alguns mercados do Carrefour foram invadidos e depredados por manifestantes. Muita gente pensava que a rede de hipermercados teria um prejuízo, ou que suas ações iriam se desvalorizar, mas o que aconteceu foi o contrário.

As ações da empresa, que são negociadas na B3, mesmo com vários pedidos de boicote nas redes sociais, passaram o dia no campo positivo e fecharam o dia com uma alta de 0,49%.

Cabe ressaltar que não é a primeira vez que o nome Carrefour é ligado à situações de violência. O mais recente é de novembro de 2018, quando um segurança acabou matando uma cadela vira-lata em uma loja de Osasco, situada na Grande São Paulo.

Seguranças são presos e responderão criminalmente

Os dois autores do assassinato foram presos em flagrante. Um era agente de segurança particular, e o outro, policial militar do estado. Ambos responderão na Justiça por homicídio triplamente qualificado, por não ofereceram chance de reação da vítima, usar asfixia e pelo motivo ser fútil.

Publicidade
RAFAEL F

Escrito por RAFAEL F

Rafael Ferreira é um escritor apaixonado pelo que faz. O que começou como um hobbie, hoje virou profissão, com seu ingresso na faculdade de Jornalismo. Busca sempre manter seus leitores por dentro dos assuntos da atualidade, seja no Brasil ou no mundo. É responsável por levar entretenimento e cultura com a qualidade que é devida de um redator da i7 Network. Sinta-se a vontade para entrar em contato pelo Instagram @rafaelferreiraa7.