Google decreta ‘Luto’ e internautas afirmam que motivo é homem negro morto em supermercado

Sem nenhum pronunciamento oficial da empresa, os internautas levantaram a hipótese de seria uma homenagem a João Beto.

PUBLICIDADE

Conhecido pelos “doodles”, animações que são publicadas na home do site em datas comemorativas ou dias memoráveis, o Google optou por não fazer uma para o dia da Consciência Negra, que acontece nesta sexta-feira (20) e apenas inserir uma faixa de luto, logo abaixo da sua tradicional barra de pesquisas.

PUBLICIDADE

A empresa não se pronunciou sobre por qual motivo teria inserido a faixa de luto, mas especula-se que o motivo é a morte do homem negro espancado num supermercado, João Alberto Silva Ferreira, de 40 anos.

https://twitter.com/kelisonyan/status/1329854687009509378

Nas redes sociais, muita gente se questionou sobre o motivo real da faixa de luto ser a morte do homem e o motivo da ausência de um doodle ser uma homenagem ao cidadão assassinado em Porto Alegre.

https://twitter.com/fersivaki/status/1329846588957716481

PUBLICIDADE

A morte de João Beto

Após o caso ganhar notoriedade nacional, o caso repercutiu e o vice-presidente Hamilton Mourão falou sobre não existir racismo no Brasil. De acordo com ele, existe um desejo nas pessoas que quererem “importar” o racismo para o país. Mourão lamentou a morte do rapaz e afirmou que o caso se deu por conta de uma equipe de segurança despreparada.

O homem se sustentava fazendo bicos e morava na Vila Farrapos, Zona Norte de Porto Alegre. Era conhecido por ser muito querido entre os vizinhos e deixa a esposa de 43 anos.

A esposa dele, inclusive, chegou a dizer que tentou ajudá-lo, mas foi empurrada pelos seguranças. Os dois seguranças responsáveis pela morte dele foram presos em flagrante.