Após assassinato de negro no Carrefour, Mourão diz que não tem racismo no Brasil: ‘não existe aqui’

‘Isso é uma coisa que querem importar aqui para o Brasil’, disse o Vice-Presidente da República.

PUBLICIDADE

Nesta quinta-feira (20), que é comemorado o Dia da Consciência Negra, um caso ganha repercussão nacional e o assunto racismo vem à tona no Brasil. É que, na noite desta quarta-feira (19), um homem negro foi brutalmente espancado até a morte, por dois seguranças do Carrefour na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

PUBLICIDADE

Se tornando o assunto mais falado no Twitter, grande parte dos usuários manifestam suas revoltas sobre o caso, que possivelmente, envolveu o racismo. Na contramão do senso popular, o Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão, disse que no Brasil não existe mais racismo.

“Lamentável, né. Lamentável isso aí, isso é lamentável. A princípio, é segurança totalmente despreparada para atividade que ele tem que fazer. […] Para mim, no Brasil, não existe racismo. Isso é uma coisa que querem importar aqui para o Brasil. Isso não existe aqui”, disse o político à jornalistas que estavam no Palácio do Planalto.

PUBLICIDADE

Após sua declaração, foi questionado outra vez sobre achar que no país não existe mais casos de racismo, e ele insistiu em sua resposta, dizendo que afirma com toda tranquilidade que no Brasil não há mais racismo. Mourão disse que já residiu nos Estados Unidos, e lá sim, tem racismo. 

Os dois seguranças autores das agressões contra João Alberto Silveiras Freitas, de 40 anos de idade, responderão por homicídio triplamente qualificado. Um deles era da Polícia Militar e o outro agente da segurança privada. Após a barbárie cometida, foram presos em flagrante.