Boulos incorpora morte de negro por seguranças do Carrefour em sua campanha para prefeito: ‘Até quando?’

O candidato usou suas redes sociais para fazer críticas contra o racismo estrutural existente na sociedade brasileira.

PUBLICIDADE

Guilherme Boulos (PSOL), candidato a prefeito de São Paulo no segundo turno das eleições 2020, usou seus perfis nas redes sociais para falar a respeito do assassinato de João Alberto Silveira Freitas, brutalmente espancado por seguranças de uma unidade do Carrefour em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Por triste coincidência, o crime acontece às vésperas do Dia da Consciência Negra.

PUBLICIDADE

“Às vésperas do Dia da Consciência Negra (20/11), um homem negro é espancado e morto por seguranças em um supermercado da rede Carrefour em Porto Alegre. Até quando?”, questionou Guilherme Boulos em seu perfil no Twitter.

O candidato defendeu a adoção de medidas para contornar o racismo estrutural existente na sociedade brasileira, trazendo o tema para a sua campanha à prefeitura da cidade de São Paulo. “É preciso ter práticas anti-racistas e estar junto com o movimento negro organizado, lutando por reparação histórica e políticas de combate a este genocídio”, reiterou.

Negro assassinado no Carrefour

João Alberto Silveira Freitas, 40, negro, foi espancado por dois seguranças, brancos, do supermercado Carrefour em Porto Alegre. Na versão dos acusados, a vítima teria ameaçado uma funcionária do caixa, que acionou os vigilantes. As partes iniciaram um desentendimento que se estendeu para o estacionamento da unidade.

PUBLICIDADE

Já do lado de fora, Freitas é brutalmente espancado pelos dois homens. Apesar de inconsciente e ensanguentado, continua a sofrer sucessivos golpes, incluindo murros na face. Testemunhas alegam ter visto sua respiração sendo bloqueada pelo peso corporal dos seguranças.